Tecnologia, pessoas e otimização de processos no mercado imobiliário

Para uma das maiores empresas de tecnologia em vendas no setor imobiliário, os elementos tecnologia, pessoas e otimização de processos são, normalmente, descritos como um tripé, com bases igualmente relevantes. Ou seja, se um dessas variáveis ficarem desequilibradas em relação às outras, a estrutura da empresa pode perder em escalabilidade. 

Contudo, nos dias de hoje, temos conhecimento que a importância de cada um deles pode não ser exatamente a mesma, mas que é imperativo buscar um equilíbrio para que todos os elementos interajam com eficiência para o crescimento da sua construtora.

Nesse sentido, ao invés de pensarmos a estrutura como um tripé, podemos pensar como engrenagens de diferentes tamanhos. Nesse caso, cada engrenagem tem sua vital importância para que a estrutura realmente funcione, mesmo que individualmente o investimento em cada uma delas seja menor ou maior.

Mas, por onde começar?

É exatamente por isso que resolvemos elaborar este artigo! A seguir, você vai entender como a otimização de processos por meio da tecnologia é essencial para a produtividade das pessoas e para o sucesso das vendas no mercado imobiliário! Acompanhe:

Tecnologia, mas sem otimização de processos, é possível?

Atualmente, o mercado enfrenta o grande desafio de produzir cada vez mais sem aumentar seus gastos. E as construtoras sem sombras de dúvidas não ficam de fora desse cenário. Mas aí surge a dúvida: mas como? A resposta é simples: é preciso otimizar processos!

Como o avanço cada vez maior da Transformação Digital no mercado imobiliário, as empresas estão preocupadas em adotar soluções tecnológicas, mas o fato é que se essa adoção não for realizada de forma planejada e sem os processos adequados o objetivo final tem grandes chances de não ser alcançado.

Ou seja, se o processo for confuso, com a implementação da tecnologia, isso ficará ainda mais evidente. Em contrapartida, se o processo é claro e bem definido, a tecnologia ajudará a construtora a ganhar em escalabilidade.

Além disso, é preciso contar com as pessoas certas em sua equipe! Entenda abaixo o porquê:

Por que as pessoas são tão importantes na otimização de processos?

Ter a tecnologia pela tecnologia não traz nenhum benefício para a empresa. Ou seja, da mesma forma, não faz sentido adotar as melhores soluções tecnológicas, sem as pessoas com o mindset adequado para se engajarem no processo.

Dessa forma, é essencial que os componentes do time da empresa tenham algumas importantes características, como: vontade de solucionar problemas, buscar resultados e o principal: atitude para não deixar a falta de conhecimento ou ausência de ferramentas impedir que o trabalho seja realizado.

Dito isso, é importante ressaltar que as melhores soluções tecnológicas do mercado valorizam as conexões entre as pessoas. Por exemplo, enquanto muitas empresas de tecnologia voltadas para o mercado imobiliário possuem como escopo eliminar o corretor de imóveis do processo de vendas, outras fazem o movimento contrário – incluem o corretor de imóveis no processo.

Agora, confira abaixo algumas dicas para otimizar processos em sua construtora:

1- Localize possíveis pontos de melhoria

A primeira etapa é  identificar o que deve ser melhorado e o que está travando a evolução do negócio deixando os clientes insatisfeitos ou os colaboradores desmotivados. Na sequência, é o momento de entender como colocá-los a favor da organização.

Para isso, levante algumas questões:

– Qual deve ser o escopo final desse processo?

– Onde esse processo inicia e onde ele é finalizado?

– Que tarefas participam de forma efetiva do processo?

– Quais equipes, setores e pessoas fazem parte dele?

2- Pause tudo e repense toda a otimização de processos

Depois de identificar qual procedimento precisa ser melhorado e como realmente eles funcionam, é o momento de realmente estudar a fundo o processo. Nessa etapa, é essencial priorizar alguns questionamentos, como, por exemplo:

– Há uma forma melhor de realizar o processo?

– Qual parte do processo é falho?

– Entre outros.

É imprescindível analisar todas as questões com perspectivas macro e micro. Assim, repensando desde como é feito o primeiro contato com o lead, como é realizado o envio de proposta, o tempo de retorno do atendimento até a compreensão do que realmente encanta o cliente, entre outros.

3- Implemente as mudanças necessárias

Esse seguramente é o passo mais sensível na otimização de processos. No entanto, é imperativo contar com a colaboração de todos os colaboradores, desde o início, para implementar as mudanças definidas.

Dessa forma, será possível reunir as informações mais importantes, avaliar com cautela os resultados e avaliar se as melhoras foram ou não foram assertivas.

4- Conte com o apoio da tecnologia para a otimização de processos

Contar com a tecnologia para automatizar processos e, consequentemente, otimizá-los, é aposta mais assertiva. Porém, é necessário ter como o apoio um software específico de gestão de vendas para construtoras de fácil utilização e que permita:

– Integração entre marketing e vendas;

– Geração de relatórios de gestão com informações precisas e confiáveis;

– Acompanhamento do funil de vendas;

– Fluxo de atividade entre as pessoas;

Entre outros.

No mercado, você encontra diversas soluções tecnológicas específicas para o mercado imobiliário, porém a maioria delas não oferece uma adaptação ao processos das empresa. Por isso, é importante ter em mãos um bom app mobile que se adapte aos processos da empresa (etapas, fluxos e responsáveis) e que ainda permita gerir todo o processo de vendas digital: da abertura até o fechamento da venda. 

Além disso, por meio de sistemas que concentrem todo o processo de vendas, você tem mais controle e segurança para gerir os seus colaboradores. E, para os clientes, isso pode se traduzir em mais agilidade e conveniência.

Por exemplo: sabia que esse tipo de sistema, que pode ser acessado diretamente do celular ou painel web, permite o envio de documentos e propostas pelo próprio smartphone? Economia na abordagem e no relacionamento com o cliente, ao passo que os corretores terão todas as etapas do processo de vendas municiadas pelo software.

Não à toa, soluções de CRM são fundamentais para aprender — e reaprender — como vender imóveis em pleno contexto da Era Digital da qual somos testemunhas.

Viu como é importante priorizar a otimização de processos na sua empresa? Gostou do artigo de hoje? Ele foi útil para você? Conte para a gente nos comentários abaixo! E não deixe de acessar o nosso conteúdo sobre os principais desafios na gestão de atendimento no mercado imobiliário!

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