Saiba como a técnica Rapport pode ajudar no mercado imobiliário

 

Desenvolvido na década de 70, o rapport acontece quando ocorre uma relação harmônica entre duas ou mais pessoas, onde há compreensão dos sentimentos ou ideias uns dos outros. De acordo com o empresário e coach Anthony Robbins, “rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.”

No setor imobiliário, é uma maneira harmoniosa do vendedor conseguir empatia do comprador ao vender um imóvel. Pensando nisso, a seguir, vamos apresentar algumas técnicas para construir um rapport mais efetivamente. Continue a leitura!

Espelhamento 

Uma das técnicas mais utilizadas no rapport, o espelhamento, é basicamente, “copiar” a fala ou comportamento da pessoa com quem se comunica. Mas, vale ressaltar que não é mesma que imitar, pois, pode soar como deboche ao seu cliente. Nessa técnica, você irá entrar em sintonia com a pessoa que está tentando se conectar, através de gestos sutis, sendo empático, ou até mesmo equilibrando o mesmo tom de voz. 

Reciprocidade

Você já deve ter ouvido a frase “é dando que se recebe”, em algum momento da sua vida. E é sobre isso que essa técnica se trata, quando acontece uma troca entre as duas partes interessadas. Muitas vezes, quando recebemos algo positivo de alguém, o sentimento de gratidão nos faz querer retribuir. No rapport, você pode utilizar essa técnica sendo gentil com seu cliente, estabelecendo uma relação de confiança e fazendo com ele fiquei mais à vontade. 

Empatia

Outra maneira de se construir rapport é ser empático com quem você está criando uma relação, ou seja, é a capacidade de buscar compreensão dos sentimentos e emoções alheias. O fato de você se colocar no lugar do outro é uma das ferramentas mais poderosas para conquistar o respeito de uma pessoa. Vamos exemplificar: a compra de um imóvel envolve o sonho de muitas pessoas e é uma grande decisão, sendo assim, o corretor precisa ter empatia para compreender que está lidando com o futuro do seu cliente. 

Quais os benefícios em utilizar o rapport?

Por meio do rapport é possível colher diversos benefícios que, certamente, irão te ajudar no relacionamento com os seus clientes e gerar resultados positivos, como: estabelecer confiança rapidamente, melhorar o relacionamento interpessoal e gerar empatia. Vale lembrar que a técnica não se trata de manipular a outra pessoa, deve existir um interesse verdadeiro pelo o que outro fala para construir uma relação genuína. 

Agora que você já sabe o que é rapport, passe a aplicar no contato com seu cliente e nos conte como foi a experiência!

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