Construtora 3.0: como a tecnologia impacta as vendas de imóveis

transformação digital tem influenciado diretamente o mercado imobiliário, principalmente, no que diz respeito às vendas de imóveis e à relação entre clientes, leads e todos os envolvidos na cadeia, como: as construtoras, por exemplo.

Se no passado as informações eram pulverizadas entre os principais players de mercado, a tecnologia e o comportamento de consumidor 3.0, que é extremamente conectado, exigente, sempre exposto às oportunidades de compra e que possui o comportamento de não ir atrás dos negócios, ou seja, os negócios que tendem ir até ele, tende a modificar esse cenário.

É fato que a mercado consumidor está passando por uma revolução comportamental e, para acompanhar tanta mudança, as empresas precisam aumentar sua performance. Mas, a pergunta que fica é: como?

Sabemos que esse processo depende diretamente e exclusivamente do uso da tecnologia e ainda que toda mudança é um processo que leva tempo e demanda recursos. Porém, as construtoras devem ter a consciência de que o investimento em inovação e priorização de um atendimento de excelência ao cliente não são apenas um “plus”, mas sim uma necessidade.

Nesse sentido, resolvemos elaborar o artigo de hoje. Nele, vamos explicar como a transformação digital está mudando o ramo imobiliário, como essa evolução está acontecendo e ainda o que as construtoras têm feito para acompanhar este momento. Vamos lá?

Afinal, o que é a transformação digital afetando no ramo imobiliário?

As construtoras perceberam a mudança no mercado imobiliário e a necessidade de evoluir para atender o cliente. Assim, muitas delas estão investindo no digital e na tecnologia para atrair e acompanhar o novo consumidor.

Dessa forma, as construtoras estão investindo cada vez mais na conquista de espaços on-line para vender imóveis de forma rápida e assertiva. Veja abaixo algumas alguns exemplos:

Investimento em marketing digital e ferramentas específicas para atração de clientes

Mesmo na Era dos Micro-Momento, teoria elaborada em estudos do Google, em que tomamos decisões importantes em poucos segundos, esse processo é feito muito bem embasado na facilidade para encontrar informações que o mundo on-line proporciona. Assim, adaptar-se às novas regras do jogo é a única forma de se manter no páreo do mercado competitivo dos dias de hoje. Por isso, além de prospectar cliente através do marketing digital, é imperativo que as empresas invistam em ferramentas, como:

Provavelmente você já tem conhecimento sobre grande parte dessas ferramentas. Existem ainda várias outras. Todas podem trazer bons resultados, mas para alcançar resultados em vendas de imóveis o principal é entender o fluxo dos leads entre essas ferramentas de marketing e comercial.

Automatização efetiva da Gestão de vendas

A maior mudança na postura das empresas é a de tentar se aproximar do cliente de uma maneira mais humana, mesmo utilizando meios digitais. A ideia é demonstrar uma preocupação com a satisfação dele e a forma mais rápida e eficiente de atingi-la é automatizar a gestão de venda de imóveis.

Mas, como? Através de um aplicativo que ajude as construtoras a superar os seus desafios e ainda proporcione um novo jeito de vender imóveis. Com um bom app, problemas de comunicação com a equipe de vendas, por exemplo, são resolvidos com a centralização de informações e controle total da equipe.

Além disso, o sistema de gestão precisa contar com funcionalidades importantes para uma gestão de vendas de imóveis impecável, como:

CRM inteligente

O sistema de CRM é a plataforma que vai armazenar todos os dados dos atuais clientes e também dos leads. A integração de todos esses dados possibilita que cada etapa do relacionamento seja contemplada como realmente deve ser. Dessa forma, tornando as plataformas de CRM uma das tecnologias mais assertivas e geradoras de resultados nas vendas de imóveis.

No setor imobiliário, não é diferente. Porém, é preciso levar em consideração que, atualmente, a maioria dos CRMs são formulados para o mercado B2B, ou seja, empresas que vendem para outras empresas. Nesse sentido, é necessário que o CRM seja específico para o ramo imobiliário, pois o setor possui algumas peculiaridades, como:

  • A necessidade de fazer reservas;
  • Acompanhamento de tabelas de venda e fluxo de pagamento;
  • Aprovação de propostas;
  • Que atenda vários tipos de profissionais interagindo, ao mesmo (corretores, gerentes, secretaria de vendas).
  • Integração com outras ferramentas para automatizar a comunicação, de acordo com o estágio do funil de vendas. Um bom app de gestão  de vendas, por exemplo, possui  a integração com o RD Station;
  • Entre outras demandas específicas para vendas de imóveis.

Por isso, é indispensável avaliar bem se realmente o CRM que você está buscando vai atender suas necessidades.

Fila de atendimento na captação de leads

Sabia que o segredo para fechar negócio é o tempo que a empresa demora para atender a demanda do cliente? Logo, a falta de organização pode fazer com que os corretores não bem administrem suas agendas e, consequentemente, percam leads importantes.

Por isso, um tempo de atendimento falho pode ter um efeito drástico para a sua carteira de clientes e para a credibilidade da sua construtora. Já imaginou como é desagradável entrar em contato com uma empresa e ela demorar para atender, retornar a sua demanda ou mesmo tirar uma dúvida?

No setor imobiliário, os clientes acreditam ser aceitável serem atendidos em até 24 horas. Entretanto, de acordo com pesquisas recentes, contatos realizados nos primeiros cinco minutos aumentam a chance de sucesso em 100 vezes.

vendas de imoveis

Assim, um app que conte com a funcionalidade fila de atendimento capta os leads e distribui automaticamente entre os corretores na fila. É possível captar leads através de integração com outras plataformas como Facebook ou Sites de Campanha e também através de formulários gerados pela fila. Os leads captados já viram negócios na plataforma e entram na jornada de compra do funil de vendas.

vendas de imoveis

Funil de Vendas Personalizado

O Funil de Vendas é a principal ferramenta do CRM Inteligente. Permite digitalizar todo o processo de vendas praticado pela empresa. Além disso, é possível criar etapas da venda, os status de cada etapa, campos de formulários, além de permitir atribuição de responsáveis por etapas com aprovação de arquivos como, proposta ou pasta digital. Tudo isso em uma visualização fácil para gestores e corretores.

vendas de imoveis

Viu como a transformação digital pode revolucionar as vendas de imóveis de sua construtora?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

PARCEIRO OFICIAL

Facilita CRM

O  Facilita foi criado para permitir que vendedores externos possam colaborar de forma mais produtiva com a equipe interna, garantindo mais visibilidade e controle ao gestor comercial e mais autonomia aos vendedores.

Conecte-se e dê o Start na sua
inovação e transformação digital

VALLEY'S DESTAQUE

Por que integrar marketing e vendas no mercado imobiliário?
  Foi-se o tempo em que marketing e vendas trabalhavam de forma separadas, a união...
4 Ferramentas de marketing digital que irão ajudar na sua imobiliária
Para quem trabalha com venda de imóveis, a presença no ambiente digital não é mais...

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no imobvalley

O primeiro Ecossistema de Inovação e transformação digital do Mercado imobiliário Brasileiro.

Transformação