Whatsapp: o APP que conecta você ao seu cliente

O Whatsapp é a rede social mais popular da atualidade, alcançando mais de 200 milhões de usuários mensais em todo o mundo. Só no Brasil, são mais de 100 de milhões de usuários e em média 42 bilhões de recados enviados diariamente. E o sucesso do aplicativo chamou a atenção de empresas que querem ficar mais conectadas com seus clientes. Desde sua criação em 2009, o aplicativo de mensagens instantâneas passou por diversas atualizações, como mandar figurinhas, gifs, localização, e ainda ficou disponível em versão web e a versão Business. No Post de hoje, preparamos algumas dicas para você usar todas as funcionalidades dessa ferramenta e vender muito mais no Whatsapp!
  1. Tenha uma conta profissional
É importante que você separe as contas pessoais e profissionais, não utilize o seu Whatsapp pessoal para atender seus clientes e prospects. A foto de perfil também deve ser a marca da empresa ou uma foto profissional. Não se esqueça que o aplicativo é uma ferramenta de trabalho, e deve ser usado como tal. Assim, responda rápido e de forma objetiva, mas deixe que seu cliente responda no tempo dele, caso tenha passado alguns dias desde o último contato, tente abordá-lo educadamente, sem pressão. Áudios longos fazem os clientes perderem o interesse e ainda ocupam muito espaço no celular, tenha equilíbrio no envio de áudios e só ligue se ele permite. O Whatsapp deve ser usado a favor do seu produto, aproveite para enviar fotos e vídeos com boa qualidade. O seu Whatsapp é como um cartão de visitas, configure o seu perfil com as informações da empresa, como horário de funcionamento, endereço, sites, serviços e etc.
  1. O seu canal de comunicação deve ser divulgado
Se a sua empresa optou pelo Whatsapp como canal para comunicação com os clientes, ele deve ser divulgado. Envie seu contato por e-mail, no cartão de visitas, no site, redes sociais, etc. Você pode divulgar inclusive, o horário de atendimento pelo Whatsapp.
  1. Bom atendimento online
Assim como um bom atendimento faz a diferença em uma loja física, em um canal online ele pode surpreender seu cliente. Respeito e rapidez devem fazer parte do atendimento, mantenha a postura profissional e não ultrapasse alguns limites colocados pelo cliente, caso contrário, ele pode bloqueá-lo. Preste atenção na linguagem utilizada e também na escrita, muito cuidado para não ter erros de português, por exemplo. E abreviações são permitidas dependendo do seu público.
  1. Business
Com o Whatsapp Business ficou muito fácil interagir com os clientes de forma automatizada. A principal novidade são as “Respostas rápidas”, um recurso que permite salvar e utilizar mensagens padronizadas para perguntas frequentes. Para empresas que utilizam o aplicativo apenas em um determinado horário, é possível determinar uma mensagem de ausência quando estiver indisponível. As mensagens automáticas também podem ser configuradas para saudar e se apresentar aos clientes. Na opção de “etiquetas”, você seleciona seus clientes por categorias, de acordo com sua necessidade. E um recurso interessante do Business é “Métricas”, onde é possível mensurar dados sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

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