Um termo importante no Marketing Digital é a “conversão”. Ela é o principal meio de verificação se as campanhas utilizadas pela sua empresa estão realmente alcançando os resultados pretendidos. E para alta conversão, é necessário que as estratégias de marketing sejam eficientes.
Essa métrica corresponde o quanto seus clientes estão convertendo, ou seja, qual a porcentagem deles que está realizando uma ação específica no seu site. Essas ações podem ser clicar em um CTA (call to action – ou – chamada para ação) ou preencher um formulário.
Uma taxa alta de conversão, é igual a um número grande de visitantes que se convertem em leads, e leads que se convertem em clientes. Assim, se em um site há 2.000 visitas por dia, e destas 200 se convertem em leads, quer dizer que a taxa de conversão diária é de 10%. O mais importante, é observar, a qualidade destes leads.
Alcançar a tão sonhada taxa alta de conversão diminui inclusive o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). E a conhecida “Experiência do usuário” ou UX, influencia na conversão, pois, se o visitante permanece mais tempo dentro do site, a chance de converter é maior.
É possível utilizar diversas estratégias de Marketing para auxiliar na geração de leads e aumentar a taxa de conversão. Veja a seguir algumas destas ferramentas para implementar hoje nas suas páginas de conversão.
SEO
SEO quer dizer “Otimização para mecanismos de busca” e é o conjunto de técnicas que pretendem ranquear uma página, blog ou site, gerando mais acessos.
Através de uma boa colocação no ranking, é mais fácil atrair visitantes, e consequentemente mais conversão. Então, se você deseja aumentar o tráfego para sua página na web, comece estudando as técnicas de SEO.
Blog
Ao criar um blog corporativo, o seu principal objetivo deve ser a publicação de conteúdo relevante, buscando acrescentar informações de qualidade no dia a dia dos visitantes, e não a venda diretamente. Nesse conteúdo, deve ser apresentado soluções ao problema da persona, e através de botões como a CTA (Call to Action) e formulários, direcioná-la através do funil, e conduzi-la para a venda propriamente dita.
Email Marketing
A estratégia de e-mail marketing, é uma das que mais direcionam para o site e geram conversão. Promoções, materiais exclusivos, conteúdo de blogs, podem ser enviados através de e-mails e disparados para a base de leads.
Landing Page
Nessa página deve conter todas as informações importantes sobre o seu produto, ter uma chamada para ação (CTA) bem atrativa, imagens e vídeos de boa qualidade e que sejam relacionados ao seu produto. Depoimentos de clientes satisfeitos, podem passar a credibilidade que seu cliente procura.
Langing pages devem ser utilizadas para vendas diretas ou geração de leads.
Se você tem uma página na internet, um blog, uma landing page e não converte os visitantes em leads, e os leads em clientes, é hora de repensar nas estratégias e métricas da sua empresa. Afinal, todo o processo é com a finalidade de se transformar em vendas, não é mesmo?