Tecnologias que estão mudando o marketing imobiliário

Com o avanço da tecnologia o setor imobiliário mudou. A distância entre o consumidor e as informações que são valiosas para eles diminuiu, a exigência no momento da compra aumentou e isso reflete diretamente na necessidade de inovar o setor utilizando o que há de mais moderno a favor das vendas.

Se antes o comprador precisa, necessariamente, entrar em contato com um consultor, o surgimento da Internet mudou a experiência do comprador. Ele não precisa mais entrar em contato com um consultor de vendas, mas um consultor precisa entrar em contato com os compradores.

Hoje, para 43% dos compradores, a busca por propriedades on-line é o primeiro passo no processo de compra, enquanto apenas 15% entram em contato com um agente primeiro.

Esse processo pode parecer apenas negativo, mas pelo contrário! Para o mercado imobiliário no que tange a vendas a Interner permite a geração de uma fonte abundante de Leads – pessoas que podem se tornar clientes de várias formas e possibilitando a estratégia do Inbound Sales.

 

MARKETING DIGITAL SUPERA IMPRESSÃO, MALA DIRETA E TELEMARKETING

Pesquisas apontem que o número de agentes que usam sites e mídias sociais para alcançar compradores de residências ultrapassou o número de pessoas que usam mala direta, publicidade impressa e telemarketing.

No entanto, os leads selecionados de websites ainda têm suas desvantagens. Em contraste com os tempos antigos, muitos leads da Internet não estão prontos para vendas. Algumas pessoas simplesmente navegam sem intenção de compra. Outros podem se conectar a um agente on-line para obter informações sobre propriedades, mesmo que ainda estejam pesando suas opções.

Para sanar essa dor, o Marketing Digital tradicional evoluiu para Inbound Marketing que “trabalha” com os Leads em seus vários estágios até que estejam preparados para vendas.

Os clientes evoluíram para Leads, e é preciso também que os participantes do mercado imobiliário evoluam a abordagem de vendas. Antigamente, quando um consumidor entrava em contato a abordagem era mais direta. Hoje, é preciso estabelecer uma conexão e relação com os mesmos para o sucesso do cliente.

 

PROPOSTAS DE VALOR INCLUEM MAIS DO QUE INFORMAÇÕES DE PROPRIEDADE

Atualmente, é fato que as comunicações de Marketing precisam ser mais relevantes para atrair a atenção dos compradores.

E como inovar nesse quesito? Se todo mundo faz a mesma coisa, faça algo diferente!

Além das listagens de imóveis on-line, a maior inovação a ser adotada na venda de imóveis foi a explosão no uso de vídeos para oferecer tours de valor agregado que destacam características significativas de certas propriedades.

Corretores do Brasil inteiro tem mostrado casas em tours guiados que são posteriormente publicados na Internet. Assim, o público pode ter uma “amostra” de vários imóveis diferentes antes mesmo de agendar um horário com o corretor.

O vídeo oferece “ma apresentação mais envolvente e realista de uma propriedade. Como nos especializamos em propriedades premium, este produto também apresenta mais elementos ambiciosos e de estilo de vida, que tendem a ser mais atraentes”.

O uso do vídeo tem outro benefício, acrescenta: os algoritmos do Google favorecem sites com conteúdo de vídeo, fornecendo melhores resultados de pesquisa orgânica e, idealmente, mais visualizações para essas propriedades de compradores em potencial.

Por fim, ao mostrar empreendimentos e imóveis de forma diferente o foco sai do racional e entra no âmbito emocional do público. Investidores comprar imóveis baseados em dados financeiros. Famílias compram casas, na maioria das vezes, baseadas em fatores emocionais.

DRONE E ASSIM POR DIANTE

Os vídeos podem tornar o marketing imobiliário um processo mais emocional, mas os drones acrescentam outra dimensão – o terceiro.

Seja por meio de fotografias ou vídeos, as imagens em nível de drone de uma propriedade podem trazê-la para a vida de maneiras que as fotografias convencionais simplesmente não conseguem. Uma foto de apenas 10 metros acima, por exemplo, dará uma nova ideia da altura e grandeza de uma propriedade, além de mostrar melhor o tipo e o estado das propriedades vizinhas.

Tenha cuidado ao escolher um fotógrafo drone: literalmente qualquer um pode comprar um drone com câmera e voar pelo bairro, mas nem todo mundo tem certificações formais ou seguro de responsabilidade civil por danos que possam causar.

A fotografia e a videografia por drone têm um custo adicional, mas podem compensar muitas vezes ao destacar as características particulares das propriedades. Use drones para ajudar os compradores a ver o que há de especial em uma propriedade, ou voe na esquina até as lojas locais ou estacione para dar uma sensação de um bairro particularmente agradável para se viver ou investir.

 

CONCLUSÕES

A tecnologia mudou as campanhas de marketing imobiliário de várias maneiras.

Não apenas os agentes tiveram que se adaptar à era da Internet adotando estratégias de marketing digital, eles também tiveram que encontrar novas maneiras de se diferenciar dos concorrentes que oferecem, gratuitamente, os serviços que antes usavam para capturar leads.

Por exemplo, enquanto os corretores de imóveis antes eram os únicos a procurar informações extensivas sobre a propriedade, a Internet oferece agora livremente essa informação a qualquer pessoa curiosa.

No entanto, o papel do agente imobiliário no processo de compra de casa está longe de ser obsoleto. Basta o entendimento de que é necessário aprimorar as estratégias de Marketing oferecendo conteúdo relevante, interessante e envolvente.

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