O atual consumidor é mais conectado, tem mais acesso à informação, conhece melhor suas opções e consequentemente, se torna mais exigente.
Esse perfil de novo consumidor é mais maduro, e tem ainda uma nova particularidade: é ele quem influencia as empresas. Cabe então às corporações atraírem esses clientes, não somente encantando com seus produtos, mas com a experiência da compra.
Quer saber quais são principais características do perfil dos atuais consumidores e como conquistá-los? Então continue lendo nosso artigo!
Informação acessível
De fato, estamos sendo bombardeados e influenciados a todo momento por informações. Com a expansão da internet, o mercado se tornou mais estreito, aproximando clientes e empresas. Mas, em contrapartida, com as escolhas mais acessíveis, a concorrência também aumentou.
Uma análise realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostrou que 77% dos consumidores pesquisam na internet antes da compra.
E a internet ajuda na decisão da compra. Sendo que, mais da metade dos consumidores decidem adquirir um produto de determinada marca antes mesmo da compra. Há ainda, aqueles consumidores (10%), que após pesquisas online mudam de ideia, e decidem por marca diferente da planejada.
Valor agregado
A empresa que quer atrair o novo consumidor, deve buscar alternativas além de preço competitivo, buscando agregar valor e experiências ao processo de compra. Recompensa em clubes de compra, descontos exclusivos, descontos sazonais, até embalagens diferenciadas e engajamento em causas sociais podem influenciar na decisão de compra.
Presença nas redes sociais
O marketing boca a boca continua sendo importante, mas hoje as pessoas vão além. Antes de realizar a compra, a maioria das pessoas pesquisam feedbacks online de outros clientes e querem saber qual posicionamento das marcas nas redes sociais.
Para atrair essa clientela exigente, conectada e que sabe o que quer, as marcas podem investir em algumas estratégias convincentes. Confira:
Utilize o digital ao seu favor
Marque presença no mundo digital e aproveite para engajar o seu público. Observe também feedbacks positivos e negativos e utilize-os a favor da sua empresa.
Valorize a boa comunicação
Um cafezinho e água apenas, ou um vendedor que fala sem parar, não agradam mais essa geração de consumidores. É necessário mostrar mais. Eles precisam saber os diferenciais do seu produto, o que sua marca valoriza e o significado dela na sociedade. Aproveite para fazer seu cliente identificar com seus valores e causas e assim tornar-se “defensor” da sua marca!
Feedback rápido e em todos canais
Esse público está acostumado com o imediatismo, e exige isso também das empresas. Assim, se há uma reclamação, elogio, até mesmo uma sugestão, ou pergunta sobre produtos, em qualquer que seja o canal, ele deve ser respondido rapidamente. Não deixe seu cliente esperando, valorize a interação e atenda sempre da melhor forma possível!
E então, preparado para adotar essas estratégias e alcançar esse novo consumidor? Conheça a sua persona e as preferências dela, saiba encantá-la com os diferenciais do seu produto ou serviço. Não se esqueça de estar presente em todos os canais onde seu cliente está e marque presença nas redes sociais para uma relação de proximidade.
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