6 inovações que mudaram o setor imobiliário

Não é de hoje que o setor imobiliário vem “sofrendo” mudanças constantes. Nos últimos anos muita coisa mudou, e todo esse crescimento é atribuído a crescente tecnologia na construção.

Baseado nisto, listamos as 6 principais inovações que mudaram o setor imobiliário para melhor.

 

Mercado On-line

Esqueça os classificados! Nos últimos anos, o setor imobiliário brasileiro se estruturou grandiosamente no mundo digital. O motivo? O número de consumidores com presença digital.

Além disso, as grandes construtoras, incorporadores e derivadas com presença on-line, podem centralizar todas as informações necessárias sobre os seus imóveis em um site, possibilitando aos usuários pesquisar um empreendimento que se encaixe no seu estilo de vida.

Outro grande passo para o mercado on-line foi a criação de aplicativos, que possibilita pesquisar projetos com base em sua localização, utilizando o GPS do seu smartphone.

 

3D

A cada dia que passa, a tecnologia 3D tem um grande impacto no setor imobiliário. Muitas empresas estão fazendo apostando no famoso passo a passo (walkthroughs). Este tipo de serviço possibilita ao comprador analisar todos os aspectos da propriedade, via dispositivos portáteis ou computador.

Ou seja, a indústria imobiliária está cada vez mais usando imagens de drone ou renderizações gráficas (CG), para apresentar uma imagem clara do projeto, bem como o apartamento que se pretende comprar.

 

Automação residencial

A automação residencial já é realidade em diversos empreendimentos brasileiros. Com a The Internet of Things – internet das coisas – (IoT) se tornando cada vez mais uma realidade, a automação residencial provavelmente irá se proliferar ainda mais.

Este recurso permite que os proprietários de residências regulem seus eletrônicos com o clique de um botão. Empresas como Apple, Nest e Samsung demonstraram muitos protótipos e dispositivos comerciais que estão preparados para mudar o estilo de vida dos seus clientes.

 

Capital privado no setor imobiliário

Fundos de private equity – capital privado – (PE) têm provocado investimentos agressivos no mercado imobiliário. Investir diretamente no mercado pode ser uma tarefa prolongada que requer a identificação de um local e a estimativa do valor futuro de um projeto. Por outro lado, os fundos imobiliários de PE permitem que um comprador invista no mercado com a experiência do gestor do fundo. Os fundos PE também permitem que um investidor coloque dinheiro em projetos imobiliários estrangeiros.

 

Design Verde

Há uma preocupação crescente com o meio ambiente. Os desenvolvedores reconheceram que a construção acidental ou o uso de produtos de construção prejudiciais podem causar o desperdício de recursos naturais. Para garantir que não haja mais degradação, os desenvolvedores estão dispostos a investir em tecnologias e métodos de construção ecológica.

 

Técnicas de construção mais rápidas

O mundo é efêmero, e para acompanhar essa constância, diversas empresas apostam em técnicas de construção rápidas, incluindo pré-fabricação e impressão 3D. Estes tipos de tecnologia ajudam os desenvolvedores a construir projetos em menos tempo. Com essas técnicas, os desenvolvedores podem criar mais projetos, atendendo assim à crescente demanda por imóveis. Além disso, vários desenvolvedores também adotam unidades de pré-fabricação off-site, que facilitam a construção mais rápida e precisa.

 

Como citamos anteriormente, o mundo e efêmero e sabemos que muitas outras inovações ainda vão surgir para facilitar ainda mais a vida de diversos clientes e empresas. Para você, qual foi a maior inovação no mercado imobiliário? Deixe seu comentário, adoraríamos ouvir você.

VALLEY DESTAQUE

Por que integrar marketing e vendas no mercado imobiliário?
  Foi-se o tempo em que marketing e vendas trabalhavam de forma separadas, a união...
4 Ferramentas de marketing digital que irão ajudar na sua imobiliária
Para quem trabalha com venda de imóveis, a presença no ambiente digital não é mais...

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no imobvalley

O primeiro Ecossistema de Inovação e transformação digital do Mercado imobiliário Brasileiro.

Transformação